Gerente de Contas e Vendedor não são a mesma Coisa.

Aqui no Brasil nós temos o hábito de incorporar termos Norte-americanos, as vezes em inglês mesmo. Um que todos usamos é o famoso “Account Manager”, ou, Gerente de Contas. Do mesmo modo que Cliente e Conta não são a mesma coisa, também Gerente de Contas e Vendedor são profissionais diferentes. Os Americanos sempre trataram vendas como uma ciência, como um método, e não como um dom ou uma habilidade nata de um indivíduo, como muitas vezes ainda é o caso aqui no Brasil.

Uma conta, do ponto de vista contábil, é o conjunto de todos os registros de receitas e despesas de algo que se queira administrar individualmente como um centro de resultados. Comercialmente uma conta também é isso, e bem mais. Uma conta comercial demanda investimentos e despesas, e traz receita e resultados.

Desenvolver um cliente a ponto de ele se transformar em uma conta é conquistar um espaço e uma confiança que permitem planejar, propor, sugerir, aconselhar, enfim: promover ações que sejam geradoras de receitas para nós. E que sejam cumpridas com prazo e qualidade, gerando valor para o cliente.

Estamos sempre atuando em duas direções: buscando novos clientes, e conquistando mais espaço dentro de um cliente para transformá-lo em uma conta mais rentável.

Em determinadas situações o vetor de maior foco é o de quantidade de clientes, como na crise atual por exemplo, que precisamos prospectar mais porque os clientes estão comprando menos. Mas se temos (ou desenvolvemos) uma oferta de produtos e serviços mais ampla, isso nos permite buscar atender várias demandas de um mesmo cliente e conquistar uma fatia maior do orçamento dele. Na prática, cobrir bem o mercado é saber administrar os dois vetores, estabelecendo estratégias eficazes para ambos, e balancear o foco em cada um conforme a conjuntura do período.

O bom vendedor até pode trazer mais clientes, ele é comunicativo, disciplinado, objetivo. Sabe apresentar o produto e “farejar” oportunidades. Mas o bom Gerente de Contas vai além, ele transita vertical e horizontalmente dentro do cliente, ele conhece os planos de negócio de longo prazo do cliente e as necessidades de curto prazo. Ele projeta as oportunidades no tempo, constrói as soluções e ajuda o cliente a resolver seus desafios, e, com isso, ele obtém a visão confiável de quais oportunidades vão realmente acontecer e quando.

O bom Gerente de Contas é capaz de construir um plano de ações que lhe permitem projetar, com boa previsibilidade, resultados que aquela CONTA vai gerar inclusive por períodos: no próximo trimestre, no ano, no triênio, enfim.

Quantas vezes há aquele negócio no pipeline que escorrega há meses, sempre prometendo acontecer neste mês. E a gente fica com aquela sensação de que o vendedor não tem a menor noção do que realmente se passa na cabeça do cliente. Não podemos mais arcar com essa ineficiência comercial e falta de previsibilidade.

Gosto muito de bons corretores de seguro. Eles te lembram quando o teu seguro vai vencer, já te trazem uma análise de duas ou três opções. Não te deixam esquecer de pagar as parcelas. Deixam o telefone deles à disposição além do 0800 da seguradora. Enfim, cuidam da gente (afinal o negócio deles é seguro e nós somos a “conta” deles). Bons corretores te atendem por décadas, e ainda conquistam como clientes teus filhos, genros e por aí vai.

Os Americanos são os mestres na Gestão de Contas e ainda são os maiores vendedores do mundo (os Chineses, Coreanos, Japoneses não ficam muito atrás reconheça-se). Deles nós aprendemos que cliente é patrimônio, é um ativo gerador de resultados, é uma conta a administrar. Não basta adotar o nome, há que se incorporar o método, “Gerente de Contas” não é o nome da função: é o PERFIL do profissional. Ele tem conhecimento; do produto e do cliente. Argumenta com consistência, investiga com inteligência, propõe com criatividade, planeja e gera valor. Quer ter previsibilidade nas vendas, contrate um GERENTE de Contas.

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Ronaldo Aloise Jr (aht)

With backgrounds in Electronics, Mechanical Engineering, and Software Engineering. Held executive roles as Executive Director, CMO, CBO, and COO at companies such as HP, Intel, Dell, Baan, Datasul, HT Micron Semicondutores, Datacom, and Saque e Pague.

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With backgrounds in Electronics, Mechanical Engineering, and Software Engineering. Held executive roles as Executive Director, CMO, CBO, and COO at companies such as HP, Intel, Dell, Baan, Datasul, HT Micron Semicondutores, Datacom, and Saque e Pague.

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